logo colégio visão
Conheça nossas unidades

Plano de aula Educação Infantil (BNCC): da teoria à prática

Alunos da Educação infantil do Visão

A Educação Infantil no Brasil está passando por grandes mudanças. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) elaborou referências de ensino que visam o desenvolvimento integral do aluno, alterando assim, de forma profunda, os métodos pedagógicos, a formação e a didática dos professores. É algo que de fato está causando um grande impacto positivo na Educação Básica do país.

Falando agora de forma específica sobre a metodologia de Ensino utilizada na Educação Infantil, trouxemos aqui as diretrizes do plano de aula da (BNCC), bem como os  principais aspectos da Pedagogia Freinet e Pedagogia Sócio Interacionistas.  

Explicaremos como deve ser realizada a aula de acordo com esses fundamentos e   objetivos da proposta pedagógica da Educação Infantil. Confira!

Plano de aula Educação Infantil BNCC

Para a BNCC, desde cedo, é preciso desenvolver habilidades que vão além do intelecto. Ou seja, a escola deve propiciar o desenvolvimento social, emocional e cultural, a fim de promover um aprendizado completo e significativo para a criança.

Pensando nisso, as escolas devem fundamentar seus métodos pedagógicos de acordo com essas diretrizes. 

O Colégio Visão conta com metodologias de ensino baseadas nas diretrizes da BNCC. Conheça a seguir!

Pedagogia Freinet

O Colégio Visão, na unidade Blumenau, trabalha com a Pedagogia Freinet. Ela foi desenvolvida por Célestin Freinet, educador e pedagogo francês de grande referência no âmbito da Pedagogia.  

O que Freinet propõe com sua pedagogia moderna não é um método, mas sim, técnicas de aprendizado através de experiências escolares, como por exemplo: aulas-passeio (uma técnica que consiste em sair da escola para ir observar o ambiente); imprensa na escola (noticiar em sala de aula aspectos de todos os âmbitos da vida); e texto-livre (permite aos alunos escreveram suas próprias experiências e emoções).

O papel do professor na Pedagogia Freinet

Para Freinet, o professor é a luz para que um futuro seja construído. É em sala de aula que uma nova sociedade se ergue. E o professor é o responsável por guiar os alunos.

O professor deve, portanto, incentivar a criança em todos os momentos, seja na própria aula ou até mesmo na hora do lanche. Permitindo que as crianças falem, tomem iniciativas, tentem resolver suas questões de forma independente (sempre com supervisão do professor) para que tenham responsabilidade.

O pedagogo francês defende que um bom professor não é feito apenas de conhecimento teórico, cursos e diplomas, mas um bom professor é aquele que tem amor pelo que faz, é alguém que deseja ver o futuro dos seus alunos, é alguém que dedica a sua própria vida para dar conhecimento e em troca promover uma sociedade formada por cidadãos conscientes.

Sociointeracionismo

Nas unidades da Grande Florianópolis, a Rede de Ensino Visão adota o modelo pedagógico sociointeracionista, proposto pelo psicólogo russo Lev Vygotsky, cujo foco central é o desenvolvimento humano e a aprendizagem.

Em sua teoria, Vygotsky reforça a importância do meio na constituição pessoal e psicológica do indivíduo, partindo de uma perspectiva sociocultural. Essa relação com o que é externo se dá de forma dialética, onde tanto o indivíduo aprende com o que interage, como também leva um pouco de si a essas formas culturais.

Dentro da escola, ressalta-se a importância de um ambiente de ensino facilitador e favorável, de modo que o educador seja acolhedor e paciente com o estudante e atue como um mediador para o desenvolvimento do conhecimento, buscando entender as compreensões do aluno e reforçando atividades de escrita e linguagem como formas de exercício ao pensamento.

Sistema Anglo de Ensino 

As unidades do Colégio Visão na Grande Florianópolis contam com o Sistema Anglo de Ensino (SAE). 

Essa metodologia de ensino existe há quase de 70 anos, e é considerado um dos melhores sistemas de aprendizagem do país. Nesse sentido, o SAE também se encaixa perfeitamente nos parâmetros da BNCC. O Sistema Anglo conta com 5 pilares que estimulam ao pleno desenvolvimento do aluno, bem como, seu processo de autodidatismo. Esses são os 5 pilares do SAE:

1. Aula Bem Proposta; 

2. Aula Bem Preparada;

3. Aula Bem Dada;

4. Aula Bem Assistida;

5. Aula Bem Estudada;

Ou seja, desde o procedimento do preparo da aula, até a exposição dela na sala de aula, converge para que o aluno busque estudar o conteúdo de forma didática e funcional. Com o Sistema Anglo de Ensino, o aluno desenvolve todas as habilidades necessárias para o pleno desenvolvimento estudantil. O aluno do SAE é treinado para ser o protagonista do seu processo de aprendizagem, sem faltar o pleno apoio do ensino do professor. 

Sistema Anglo de Ensino na prática

Através dessa metodologia que é referência de ensino há quase 70 anos, o professor caminha junto ao aluno para que ele desenvolva o hábito de estudar a aula depois de aprendida na sala de aula. 

É comprovado cientificamente que o cérebro esquece 70% do que aprende  24 horas. Felizmente, com a revisão do conteúdo que queremos aprender de verdade, é possível reter e gravá-lo na memória de forma eficiente. 

O SAE tem a finalidade de estimular o aluno a fazer esta revisão através do estudo do conteúdo depois que ele sai da sala de aula. 

Dicas para adaptar a Educação Infantil à BNCC

As diretrizes referenciais da Base Nacional Comum Curricular são um pouco recentes; elas foram aprovadas e homologadas em dezembro de 2017. Dessa forma, muitas escolas ainda não adaptaram os métodos pedagógicos de acordo com o documento.

O Colégio Visão já adotou as referências da BNCC, oferecendo toda estrutura para o pleno desenvolvimento do aluno. 

Conviver

A convivência é um dos pilares que devem ser ensinados. O ambiente social dentro da sala de aula é composto por diversos desafios para criança: fazer novos amigos, compartilhar os brinquedos e conviver de forma harmônica com os outros coleguinhas com quem não existe tanta afinidade.

O professor deve se preocupar com a interação de cada aluno e a convivência de  forma geral da sua sala de aula. Brincadeiras e jogos são meios eficientes para que as crianças aprendam a ter um ambiente saudável com os outros alunos, ao mesmo tempo que entendem que existem regras para cada brincadeira e que devem ser seguidas.

Expressar

Uma das maiores dificuldades dos alunos é a liberdade para se expressar, como por exemplo, tirar dúvidas dentro de sala de aula; isso acontece porque na Educação Infantil ele não foi ensinado, de forma natural e segura, a demonstrar os seus pensamentos.

Dessa forma, é necessário criar estímulos para habilidades de auto expressão. 

 Atividades coletivas ou rodas de perguntas e respostas incentivam as crianças a perderem a vergonha. Isso porque,  ao expor seus pensamentos, e até mesmo, com respostas erradas, os alunos se sentem mais seguros para falar, para arriscar e criar seus próprios argumentos. 

Brincar 

Não existe outro meio de aprendizado mais eficaz na Educação Infantil do que as brincadeiras. Isso mesmo, brincadeiras. No ensino infantil, a criança ainda está desenvolvendo suas habilidades, e a atenção é uma delas. Por isso é necessário se adequar àquilo que desperta o interesse do aluno.

Através do mundo lúdico, as crianças podem aprender qualquer matéria ao mesmo tempo que sentem prazer ao resolver qualquer problema.

Cooperar 

A escola é um lugar propício para trabalhar o lado cooperativo na criança. Isso ocorre através da interação dos alunos, de debates, ou pequenos grupos que aprendem ajudando-se mutuamente e sentindo-se responsáveis ​​por exercer o respeito mútuo.

Atividades para Educação infantil do Colégio Visão de acordo com a BNCC

Os projetos baseados nas diretrizes da BNCC do Colégio Visão incluem: 

English Stars

O aprendizado da língua inglesa é um diferencial nos dias de hoje. Melhores oportunidades de trabalho e ascensão na carreira são alguns dos muitos benefícios para quem tem o domínio do idioma.

O English Stars é um dos principais projetos do Colégio Visão, que ensina o idioma através de uma metodologia inovadora em todas as etapas do ensino (Ensino Básico, Fundamental e Médio); e o melhor, sem nenhum custo adicional nas mensalidades. 

Aula passeio

Baseado na Pedagogia Freinet, o projeto “Aula Passeio” tem objetivo de trazer complemento ao aprendizado do aluno. Consiste em saídas planejadas, que podem ser simples (ir a um mercado, a um espaço verde perto da escola) ou mais complexos (visitar um zoológico, ir na prefeitura). 

Projeto Cidadania

A formação de cidadãos conscientes é fundamental. O processo eleitoral é o lugar que escolhemos os nossos representantes para cuidar de nossas cidades.

O Projeto Cidadania visa ensinar aos alunos como funciona cada etapa de um processo para eleição de um prefeito, conscientizando os alunos da importância que é o voto e do impacto que traz na vida de cada pessoa.

Ações solidárias 

O cuidado com o próximo é uma preocupação que deve ser alimentada em cada pessoa desde cedo. Como vimos, a Educação Infantil vai além da sala de aula, com foco na formação de cidadãos.

Por exemplo, a campanha do agasalho e  gincana cultural e esportiva são ações que têm por objetivo arrecadar fundos para as pessoas que mais necessitam. 

Culinária

A diversão é garantida quando o assunto é fazer comida. A sensação de se sujar, de experimentar e fazer novos alimentos é uma oportunidade ímpar para o aprendizado de uma criança. 

As crianças têm a oportunidade de conhecer, saber de onde vem o alimento que estão preparando e de que forma ele chega na mesa de suas casas. O estímulo da atividade sensorial é um dos maiores benefícios da culinária, pois aguça os cinco sentidos (olfato, tato, paladar, audição e visão). Assim, os alunos podem experimentar diversas formas de alimentos, texturas, sabores e cheiros, e o melhor de tudo: sempre de forma saudável.

Quer proporcionar um ensino com uma proposta pedagógica diferenciada para seu filho? Agende sua visita para conhecer mais!

Quero agendar uma visita!

Postado porColégio Visão

Postado em7 de junho de 2021


Palavras chave:

Blog do Visão

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Conheça nossas unidades

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar