logo colégio visão
Conheça nossas unidades

Como a internet pode ajudar nos estudos para o Vestibular/Enem?

A Internet é um mundo de informações sem fim. A velocidade da transmissão de notícias acontece praticamente em tempo real no mundo inteiro, e o acesso a conteúdos diversos é possível com apenas um clique. 

Na maioria das vezes, quando o assunto é Internet, a primeira coisa que vem na cabeça são os jogos online, as redes sociais e os vídeos aleatórios do YouTube. E de fato, a diversão ao navegar é importante, é uma forma de lazer genuína. 

Por outro lado, é preciso utilizar este canal de forma moderada, e aproveitar para enriquecer o conhecimento, ou seja, é possível utilizar o seu tempo na web de maneira proveitosa, com o foco de ter um futuro brilhante e conquistar os seus objetivos.

Independente dos seus objetivos, seja o Vestibular ou Enem, estudar na internet pode ser um meio para aprimorar os seus conhecimentos com o auxílio de conteúdos disponibilizados online que  podem de fato, melhorar o seu desempenho no Enem, por exemplo, e abrir as portas para o Ensino Superior.

Quer saber como otimizar o seu dia de estudos no Ensino Médio? Como aumentar a sua produtividade, e ainda mais, como elevar as chances de ingressar na universidade? Confira as melhores dicas para estudar na Internet e se sair bem no vestibular.

Como estudar para o Enem e vestibular pela Internet?

Como mencionado, a Internet de fato é hoje o  principal canal de interação e entretenimento. Porém, pode ser um meio de crescimento pessoal e desenvolvimento. Isto é, você pode utilizar a Internet para estudar e passar na faculdade que tanto almeja. 

Pensando nisso, separamos dicas preciosíssimas de como estudar para o Enem pela Internet.

YouTube 

Os vídeos ajudam de forma imprescindível na hora de estudar. Isso porque, o que mais se assemelha a uma sala de aula quando se está em casa estudando são as vídeo aulas, com isso, a dinâmica de estudo é otimizada para representar uma sala de aula, mas particular.

Os vídeos são excelentes para estudar, pois além de aumentar a atenção durante o tempo de estudo, também permitem um ambiente de descontração para que o aluno seja atraído a permanecer em frente ao computador, através da desenvoltura dos professores em frente às câmeras. Ao contrário de estudar apenas com leitura, visto que textos longos aumentam a dificuldade para se concentrar.

E sabe o que é melhor? Existem diversos canais no YouTube que oferecem aulas gratuitas e muito bem elaboradas e enriquecedoras. 

Alguns dos canais que fazem mais sucesso entre os estudantes são:

- Ferretto Matemática;

- YouTube Edu;

- Revisão;

- Biologia Total com Prof. Jubilut;

- Química simples.

Plataformas de estudo 

Uma das principais dificuldades para o estudo na Internet é a organização e a separação de um material específico. 

Muitos cursinhos disponibilizam uma plataforma online completa para orientar você rumo ao caminho certo. Guias de estudo, mentorias, fóruns para dúvidas, materiais em textos e aulas em vídeos preparadas especialmente para o edital do Enem e vestibulares, e o melhor de tudo é que você ainda pode encontrar cursos gratuitos.

Algumas das melhores plataformas incluem: 

- PDA; 

- Plurall.

Sites de banco de questões  

Na Internet, você pode encontrar muitos recursos úteis para estudar, como por exemplo, existem vários sites que disponibilizam questões de vários vestibulares e Enem. É uma ótima opção para se preparar de forma integral, pois resolver muitas questões e simulados é essencial para ir bem na prova. Portanto, aproveite os recursos que a Internet oferece, e o melhor é que é de graça. 

Os principais sites que disponibilizam questões são:

- Mecflix;

- Me Salva;

- Geekie games.

Google Acadêmico 

Este site se apresenta como uma referência válida para quem necessita localizar livros, manuais, resumos, TCCs, pesquisas acadêmicas, teses de doutorado, pesquisas escolares, etc. Em suma, o Google Acadêmico visa divulgar e compartilhar conteúdos específicos de estudos, otimizando o seu tempo, já que a  pesquisa normal pode ser longa e tediosa.

É de fato uma ferramenta enriquecedora para quem quer se aprofundar em vários conhecimentos, contribuindo para a realização de uma boa prova. 

Redes Sociais

As redes sociais evoluíram, e o seu uso não está mais limitado a conversas e relacionamentos. Com o aprimoramento das redes sociais, hoje é possível compartilhar conhecimento. Muitos professores se utilizam destes recursos para postar lembretes, dicas e macetes, lives, e conteúdos motivacionais essenciais para a prova, e tudo isso faz toda a diferença.

As melhores redes sociais que estão bombando de conteúdos são:

- Telegram;

- Instagram;

- Facebook.

Uma coisa muito importante para quem for utilizar esses meios é manter o foco, que pode ser facilmente perdido pelas distrações que as mídias sociais também oferecem. 

Aplicativos

Como vimos, muitos cursinhos disponibilizam seus serviços em plataforma na web, facilitando e orientando o estudo como se fosse de forma presencial. Para aprimorar ainda mais o estudo, os cursinhos ampliaram sua didática para os aplicativos de forma personalizada.

Isso permite o acesso através do celular em qualquer lugar, a qualquer hora. Os aplicativos possuem uma dinâmica avançada, como aulas curtas, postagens de macetes e chat com os professores. Além de tudo isso, também é possível encontrar uma grande variedade de apps gratuitos e com ótima qualidade.

Separamos alguns aplicativos que, com certeza, irão te ajudar a se preparar para o Enem, uma vez que resolver questões é a melhor maneira para aprender e se acostumar com a elaboração das questões da banca. Com os aplicativos, você não precisa gastar tempo e dinheiro imprimindo folhas, veja alguns aplicativos para resolução de questões:

- Geekie Games - Enem e vestibular (Android);

- Simulado Já Enem (Android);

- G1 Enem (Android e IOS).

Sabemos como a redação é uma das maiores preocupações dos alunos, afinal, ela compõe boa parte da média final no Enem. 

Se a sua dificuldade é a redação, não se preocupe, também temos dicas pra você, onde é possível praticar e ficar por dentro dos principais temas.

- Manual para redação: Gênero textuais (Android);

- Redação Nota 1000 (Android e IOS);

- Redação Enem Nota 1000 (Android e IOS).

Além disso, você pode ler sobre as 7 melhores dicas para você conseguir uma Redação Nota 1000 para arrasar de vez no Enem!

Quero saber dicas para redação!

Postado porteamamaia

Postado em7 de junho de 2021


Palavras chave:

Blog do Visão

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

    Conheça nossas unidades

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade
      Ligarclique para ligar