logo colégio visão
Conheça nossas unidades

Atividade Complementar: o desenvolvimento integral do aluno

Alunos do Colégio Visão durante aula de Educação Física, uma atividade complementar

*Foto em destaque tirada antes da pandemia

A atividade complementar é uma vertente que tem crescido  nas escolas, e visa promover o desenvolvimento integral de cada aluno.

Dentro deste aspecto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definiu novas medidas para as escolas do Brasil, trazendo a missão de fornecer não somente a formação intelectual do aluno, mas também, todo o suporte para estruturação das diversas áreas da vida: intelectual, físico, social, e emocional.  

Pensando nisso, produzimos este post para você entender a importância da atividade complementar para o desenvolvimento integral do aluno!

Definições da BNCC e o incentivo da atividade complementar nas escolas

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que visa nortear o ensino das escolas públicas e privadas do Brasil. Em outras palavras, trata-se de uma ferramenta de orientação para todas as etapas do ensino: Ensino Básico, Ensino Fundamental, e Ensino Médio.

Conheça as 10 competências gerais definidas pela BNCC:

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo;

3. Repertório cultural;

4. Comunicação;

5. Cultura digital;

6. Trabalho e projeto de vida;

7. Argumentação;

8. Autoconhecimento e autocuidado;

9. Empatia e cooperação;

10. Responsabilidade e cidadania.

Ou seja, são diretrizes que de fato visam a evolução e a transformação do Ensino Básico no Brasil, promovendo e estimulando a atividade complementar nas escolas, a fim de estruturar o desenvolvimento integral do aluno. 

A ex-Secretária Executiva do Ministério da Educação, Maria Helena, fez uma declaração que esclarece bem a função da BNCC e os deveres das escolas a partir dela:

A Base é um documento normativo que define o conjunto orgânico progressivo das aprendizagens essenciais e indica os conhecimentos e competências que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade. Ela se baseia nas diretrizes curriculares nacionais da educação básica e soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para formação integral e para a construção de uma sociedade melhor.” 

- Maria Helena Guimarães, ex-Secretária Executiva do Ministério da Educação.

As normas da BNCC surgiram com vários propósitos direcionados ao ensino no país, e um dos objetivos é a unificação das propostas pedagógicas das escolas, visto que há uma grande discrepância entre as referências básicas nos currículos escolares.

Porém, como são diretrizes recentes, muitas escolas ainda não adotaram essas medidas, sendo muito importante os pais procurarem uma instituição de ensino que esteja de acordo com as normativas da BNCC. 

Quais as atividades complementares que uma escola pode abranger no ensino integral?

Uma escola pode e deve possuir uma proposta pedagógica que inclua atividades pensadas de acordo com as características definidas pela BNCC, a fim de promover o desenvolvimento integral dos alunos. 

Conheça algumas atividades complementares e as vantagens que cada uma dessas atividades proporciona:

Educação física

As atividades físicas dentro da escola trazem melhorias em aspectos como o autoconhecimento, a consciência do próprio corpo, o espaço e o tempo que a criança se encontra, o aprimoramento de alguns processos mentais, além do campo das habilidades motoras e físicas. 

Mesmo fazendo parte da grade curricular básica, a educação física está sendo reformulada, trazendo não somente atividades coletivas para os alunos, mas respeitando as necessidades individuais de cada um. 

Essas atividades podem incluir: Taekwondo, Futsal, Vôlei, Judô, Jiu-jitsu, etc.  

Atividades artísticas

A arte no ambiente escolar tem como objetivo despertar a sensibilidade, a intuição e o pensamento, fazendo com que o aluno desenvolva o pensamento crítico dentro da sociedade.  Atividades artísticas como artes visuais, dança e música possibilitam a troca de conhecimento e a interação entre alunos através de eventos artísticos, apresentações musicais e recitais.

English

O estudo da língua inglesa se tornou uma necessidade, considerado como o idioma universal, o inglês permite a comunicação em todo lugar do mundo, além da valorização dentro do mercado de trabalho. Muitos pais se preocupam com a educação e o aprendizado do inglês para os seus filhos desde cedo, reconhecendo a importância do domínio da língua mais falada no mundo.

Além disso, o aprendizado de uma outra língua facilita o aprendizado do aluno em todas as outras matérias. O novo idioma serve como estimulante, por ser algo novo, fluindo de forma natural na educação infantil. 

Feiras culturais

As feiras culturais são essenciais para uma boa aprendizagem experiencial do aluno, estimulando positivamente várias áreas como o socioemocional da criança e adolescente. Além disso, produz um aumento na aprendizagem e na compreensão da cultura regional, nacional e mundial, ampliando  também a visão de mundo e o respeito pelas diferenças. 

Convivência Ética 

As atividades complementares que abordam questões políticas, os direitos e deveres dos cidadãos e representantes são cruciais para desenvolver a ética e cidadania nos alunos. 

A criança passa a reconhecer que a diversidade ocorre em um espaço democrático de igualdade, dignidade e direitos de todas as pessoas, e passa também a rejeitar todas as formas de discriminação. Além disso, a criança já aprende o que é política desde cedo, o que é algo muito importante para promover o senso crítico. 

 Robótica 

Adquirir conhecimentos através da dinâmica da robótica é bastante dinâmico, simples e divertido, e desperta diretamente o interesse do aluno pelas demais disciplinas a serem estudadas.

Além disso, de forma experiencial, a robótica promove o desenvolvimento de um conjunto de competências socioemocionais, decisivas para o crescimento intelectual e social integral do aluno, sem contar as grandes vantagens no seu futuro pessoal e profissional.

Benefícios da atividade complementar para o desenvolvimento do aluno

Tanto na Educação Básica, como no Ensino FundamentalMédio, as atividades complementares desempenham um papel crucial para o bom desenvolvimento intelectual, social e emocional dos alunos. 

Veja os principais benefícios:

- amplia e enriquece a visão de mundo do aluno;

- promove um crescimento cultural;

- aprendizado significativo;

- incentivo ao trabalho em equipe;

- respeito pelas diferenças;

- qualidade na saúde psicoemocional;

- melhora no processo de aprendizagem;

- evita a ociosidade e o tempo livre para lazer prejudicial.

Podemos ver claramente que as atividades complementares são muito importantes porque completam e enriquecem a vivência escolar do aluno, além de promover uma transformação para a vida toda. 

E aí, seu filho está matriculado em uma escola com atividade complementar? Talvez seja uma boa conhecer mais sobre o Visão!

Quero saber mais sobre o Colégio Visão!

Postado porColégio Visão

Postado em22 de março de 2021


Palavras chave:

Blog do Visão

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Conheça nossas unidades

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar