logo colégio visão
Conheça nossas unidades

7 jogos matemáticos que irão te ajudar na Educação Infantil

A matemática possui uma relevância indispensável na formação e no desenvolvimento das habilidades e capacidades das pessoas. Ao contrário do que muitos pensam, a matemática vai além dos cálculos; ela é usada  de forma imperceptível, nas compras, observando a quantidade de objetos, em jogos de estratégia e em milhares de situações do cotidiano e podemos transformar isso em diversão, através dos jogos matemáticos.

Na Educação Infantil, a matemática tem um papel importante para evolução  da prática da criação e do raciocínio lógico. Com isso, a criança constrói conhecimentos que serão levados para o resto da sua vida.

Por outro lado, e infelizmente, a matemática é vista como vilã por muitas crianças. “Eu não suporto matemática; Nunca entendi matemática na escola! Matemática é muito difícil ; São apenas números e fórmulas que você tem que memorizar, mas que são inúteis!"

Se você já ouviu alguma dessas frases através do seu filho, e for investigar a fundo o motivo pelo qual seu filho desenvolveu esse “ódio matemático”, é muito provável que você chegue quando ele estava no Ensino Fundamental, onde ele tinha que saber de cor a tabuada, e memorizar fórmulas que nunca entendia. 

Mas, essa realidade pode ser modificada através de jogos matemáticos na Educação Infantil. Confira como funciona esse método para o aprendizado e como fazer jogos de matemática.

A importância dos jogos matemáticos na formação da criança.

Bem, se as crianças adoram brincar, e conseguem entender as regras dos jogos e desenvolver estratégias ... por que não ensinar matemática brincando? A compreensão do funcionamento da mente da criança, daquilo que cativa sua atenção e como gerar prazer ao fazer determinada tarefa são pilares importantes para formar bons cidadãos e profissionais no futuro.

Toda e qualquer matéria ensinada na Educação Infantil deve ser voltada para o mundo lúdico. Através das brincadeiras, a criança consegue desenvolver a socialização, memorização, noção de tempo e espaço e os aspectos emocionais. 

Uma boa base na educação desencadeará no aluno uma consequência positiva no aprendizado ao longo de sua vida. 

Os jogos matemáticos, por sua vez, despertam o interesse pela matéria, ao mesmo tempo que torna o aprendizado divertido, e assim, o aluno terá uma maior facilidade e desenvoltura para resolver problemas e absorver novos conteúdos 

Em suma, os jogos matemáticos são essenciais no Ensino Infantil porque:

- estimulam o interesse pelos assuntos das várias áreas de conhecimentos e ajudam a banir a imagem típica de um assunto inútil e enfadonho;

- ajudam no desenvolvimento do senso crítico;

- produzem entusiasmo pela matemática;

- reforçam a autoestima ao mesmo tempo que geram autonomia na aprendizagem;

- ajudam na compreensão de processos e na descoberta de propriedades matemáticas;

- reforçam automatismos úteis e necessários para avançar na matemática.

Conheça os 7 jogos matemáticos para Educação Infantil 

O maior objetivo da matemática é ajudar as pessoas na resolução dos seus problemas. Na Educação Infantil, os jogos matemáticos representam a melhor maneira de ensino para crianças. 

Trabalhar a matemática de maneira lúdica desperta na criança a vontade de aprender, pois o conhecimento é feito de forma prazerosa através dos jogos matemáticos para Educação Infantil. As crianças se dispersam com facilidade, pois a habilidade de atenção ainda está em desenvolvimento, logo, as brincadeiras e jogos matemáticos auxiliam durante o ensino, pois os pequenos se sentem atraídos pelas atividades que são feitas para o seu mundo.

1. Jogos de tabuleiro 

Jogos de tabuleiro como xadrez, damas, etc., possuem uma capacidade incrível de trabalhar a matemática na criança. Ou seja,  além de divertidos, são essenciais para a educação cognitiva. Estes jogos, em específico, ensinam a parte da estratégia e lógica da matemática. 

2. Sudoku

O objetivo deste jogo é preencher as caixas brancas com números de 1 a 9, de forma que em cada linha, em cada coluna e em cada região quadrada com bordas em negrito, todos os dígitos de 1 a 9 estejam presentes sem repetição.

É um jogo um pouco mais complexo, e para facilitar o aprendizado do jogo, bem como evitar frustrações e desinteresse, existem algumas versões simplificadas para crianças, com escala de 1 a 4 ou de 1 a 6.

Mas não deve ser descartado das atividades e brincadeiras para as crianças, visto que a parte de ensinar e aprender matemática com Sudoku é bem aplicada, e traz muitos benefícios cognitivos. 

3. Amarelinha 

A amarelinha é uma atividade que trabalha bem a parte da matemática e lógica.  É um jogo que ajuda as crianças a aprender e escrever números e desperta suas habilidades como contar, raciocinar, além de melhorar o equilíbrio. A matemática é trabalhada nesse jogo através da sequência numérica necessária para jogar amarelinha, que incentiva as crianças a desenvolver o pensamento matemático lógico. 

4. Uno

Sim! Jogar Uno ajuda a aprender matemática de forma muito divertida. Através da combinação das cores, números, contagem e adição, a criança é estimulada para fazer operações e contas da matemática básica, o que é de extrema importância para o desenvolvimento da disciplina. O jogo também favorece o desenvolvimento do domínio da linguagem e da capacidade de raciocínio, planejamento, organização e tomada de decisão. 

5. Batata Naval 

Além de ser um jogo que requer apenas uma folha de papel e dois lápis ou canetas de cores diferentes, o jogo Batalha Naval oferece alguns benefícios para as crianças, como por exemplo:

- estimula a percepção espacial;

- motiva as crianças a competir;

- incentiva as crianças a criarem estratégias;

- melhora as habilidades cognitivas, como lógica.

6. Blocos de construção 

Os blocos de construção são uma das melhores brincadeiras para crianças. Afinal de contas, quem não gosta de montar casas, carros e bonecos do jeito que imagina?  A possibilidade de criar vários objetos e de diferentes maneiras cativa a atenção do aluno.

No ensino da matemática, os blocos de construção desenvolvem habilidades geométricas, o pensamento espacial, raciocínio lógico e até, acredite se quiser, noções de engenharia.

7. Quebra-cabeça 

Os quebra-cabeças funcionam como um enigma lógico. Resolver quebra-cabeças é um excelente meio para treinar as regras da lógica com as crianças, desenvolvendo a cada resolução um maior nível de concentração no aluno.

Quer receber novidades exclusivas? Assine a newsletter!

Quero assinar a Newsletter!

Postado porColégio Visão

Postado em26 de abril de 2021


Palavras chave:

Blog do Visão

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Conheça nossas unidades

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar