logo colégio visão
Conheça nossas unidades

7 dicas fantásticas para aprender inglês de forma divertida

Alunos aprenjdendo inglês

O inglês é muito mais que uma língua comum, é uma língua fundamental para a vida, até mesmo no Ensino Infantil, pois o mundo está evoluindo para uma direção de bilinguismo substancial. 

Ou seja, aprender inglês no Ensino Fundamental (anos iniciais) é essencial para a criança desenvolver a fluência no idioma, pois é exatamente nesta fase da vida  que as crianças aprendem línguas de forma natural, como se fosse uma esponja que absorve tudo. É assim que um cérebro infantil saudável funciona.

Além disso, os benefícios que a criança terá com o ensino de inglês são diversos, tanto para o seu desenvolvimento na infância, como para se diferenciar no futuro e ter destaque na carreira. 

Benefícios de aprender inglês no Ensino Infantil

A Rede de Ensino Visão traz o English Stars. Um projeto que visa o aprendizado de forma construtivista  e dinâmica da língua inglesa durante a Educação Básica — da Educação Infantil (Infantil 2) até o Ensino Fundamental completo (anos iniciais e finais), tudo de acordo com as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

O Colégio Visão traz esse projeto visando o total desenvolvimento da criança, e promovendo benefícios, como:

- maior habilidade de resolução de problemas;

- aptidão mais desenvolvida para se concentrar e ter foco;

- bom desenvolvimento da oratória;

- fácil aprendizado para códigos linguísticos; 

- cérebro muito mais ativo;

- melhor desempenho no aprendizado em geral;

- maior capacidade de armazenar informações;

- extrema facilidade de aprender uma terceira ou quarta língua;

- cérebro mais saudável e com mais conexões neurais;

- forte empatia e avaliação de perspectivas diferentes. 

Sem dúvida, o aluno do Colégio Visão já é preparado desde a Educação Básica para o desenvolvimento de competências essenciais do século 21.

7 dicas sobre como aprender inglês se divertindo

De fato, são muitos os benefícios que uma criança desenvolve ao aprender um novo idioma, porém, não é um processo fácil. Mas, certamente, é mais envolvente se combinar o aprendizado com a diversão, principalmente para as crianças. 

Pensando nisso, trouxemos aqui 7 dicas práticas para as crianças aprenderem inglês se divertindo muito. Confira! 

1. Música 

Ouvir música enquanto estuda inglês pode despertar a mente da criança e deixá-la de bom humor e entusiasmada para estudar o idioma. O fato é que, músicas alegres ajudam a manter a mente focada, energizada e motivada durante o estudo. É algo que pode realmente tornar o estudo das crianças muito mais divertido. 

2. Jogo do Scrabble

Scrabble é um clássico jogo de tabuleiro, que utiliza caixas com letras para criar palavras cruzadas. Esta é uma maneira perfeita de ampliar o vocabulário das crianças. Ao jogar Scrabble com elas, isso irá estimulá-las a pensar em inglês, na tentativa de formar palavras com as letras à disposição.

Fazer duplas e grupos de crianças para jogar Scrabble também é uma ótima maneira das crianças aprenderem inglês se divertindo; além disso, Scrabble também pode ser jogado online. 

3. Cantando karaokê

Tanto o FluentU  quanto o  Lyrics Training  são duas ótimas plataformas online que permitem aprender inglês através das letras das músicas!

Para as crianças é ótimo! Elas podem se divertir cantando as músicas com os colegas e fazendo competições, então ficará mais divertido ainda de aprender inglês.

4. Filmes infantis 

Quem não aprecia um bom filme? Aprender inglês assistindo filmes pode de fato ser bastante interessante para as crianças. 

A dica aqui é bem simples: primeiro, deve-se assistir o filme normalmente em português. Em segundo lugar, assistir em inglês com legendas em português, depois, em inglês com legendas em inglês, e o último estágio é assistir em inglês sem nenhuma legenda. 

Essas etapas devem ser avançadas à medida que a criança vai aprendendo a associar a língua enquanto assiste. 

5. Assistir desenhos animados no YouTube

Outra atividade nesse sentido  é assistir  desenhos animados no YouTube , principalmente os da Peppa Pig, que é o que as crianças menores mais gostam, mas que, ao mesmo tempo, contêm muitas palavras muito úteis de uso diário. Para encontrá-los online, basta escrever “ Peppa Pig English” ou o nome de outro desenho seguido da palavra “English” no campo de busca do site do Youtube. 

Além disso, os nomes dos animais no desenho já  começam com a letra da palavra em inglês: Peppa é porco (pig), Suzy é ovelha (Sheep), Danny é cachorro (Dog), Pedro é um pônei (Pony),  Fred raposa (Fox), e assim por diante. 

6. Brincar de esconde-esconde com comandos de voz

Para as crianças menores, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que não conseguem ficar paradas ou que se entediam facilmente, uma opção de brincadeira divertida para aprender inglês é esconde-esconde com comandos de voz: esconder objetos pela casa e orientar a criança a descobri-los através de indicações em inglês, como “cold=frio" se a criança estiver longe e "hot = quente" se elas estiverem perto do objeto. 

É só usar a criatividade e inserir outros comandos em inglês para a criança ir aprendendo vários termos. 

7. Aplicativos

Na era dos smartphones e tablets, existem aplicativos muito simples de usar e extremamente úteis não só para adultos, mas também para as crianças começarem a aprender inglês.

Alguns aplicativos são:

- Hello English Kids (2 a 4 anos);

- FunBrain Jr.(2 a 6 anos);

- Papumba Academy(2 a 6 anos);

- PBS Kids (até 8 anos);

- Lingokids (2 a 8 anos);

- English Learning For Kids (até 8 anos).

A comodidade e eficiência de um aplicativo está, principalmente, em resolver o problema de pronúncia através de faixas de áudio, além de ser bem mais interativo que os livros.

Além disso, atividades, quebra-cabeças, jogos temáticos, todos existem em versões para smartphone. E de fato, é bastante benéfico para o desenvolvimento da língua inglesa, pois a criança é encaminhada não só para o bilinguismo (pelo menos 90% dos conteúdos infantis são em inglês) , mas também para os chamados "códigos digitais".

Quer que seu filho desenvolva o inglês de forma plena? Saiba mais informações aqui!

Quero saber mais informações!

Postado porColégio Visão

Postado em3 de maio de 2021


Palavras chave:

Blog do Visão

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Conheça nossas unidades

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar